Fale Saúde » Vacinas » Hepatite B

Vacina da hepatite B: para que serve e quantas doses tomar

Revisão clínica: Dr. Vinícius Gonçalves

Revisado:

Para que serve a vacina da hepatite B?

A vacina da hepatite B previne a infecção pelo vírus HVB, causador da hepatite, que pode gerar grave lesão no fígado e inclusive câncer hepático. 

O vírus HVB é transmitido pelo sangue e/ou contato sexual. A transmissão pode ocorrer, por exemplo, da mãe para o filho ao nascimento, através de ferimentos cutâneos, por compartilhamento de seringas ou transfusão de sangue ou hemoderivados.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Quando a vacina da hepatite B deve ser aplicada?

A vacina da hepatite B deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida da criança, seguindo o calendário de vacinas do bebê. Esta recomendação de aplicar o imunizante logo cedo, rotineiramente, é importante para prevenir a transmissão ao recém-nascido.

Os filhos de mães portadoras do vírus HVB têm grande chance de adquirir a infecção ao nascimento e, destes, 90% evoluem para doença crônica.

Quantas doses devem ser aplicadas?

O esquema vacinal adotado para a hepatite B é de zero, um e seis meses. Ou seja, depois da primeira “picadinha” logo após o nascimento, a criança deve receber a segunda dose um mês depois e a terceira com o intervalo de seis meses.

A exceção vale para crianças prematuras, que devem receber quatro doses da vacina. 

A vacina contra a hepatite B pode ser aplicada isoladamente ou combinada com outras vacinas do calendário vacinal, sem que isso comprometa a eficácia do imunizante ou implique em maiores efeitos colaterais.

— PUBLICIDADE —

A vacina da Hepatite B causa reações?

O imunizante não costuma ocasionar efeitos colaterais graves após a sua aplicação.

— PUBLICIDADE —

Em poucos casos, a vacina causa dor no local da aplicação e febre baixa. Ambas as reações são mais frequentes em adultos do que em crianças nas primeiras doses e tendem a desaparecer em 24 a 48 horas.

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.