Fale Saúde » Vacinas » Vacina BCG

Vacina BCG: para que serve e quando tomar

Revisão clínica: Dr. Vinícius Gonçalves

Revisado:

O que é a BCG?

A sigla BCG vem de Bacilo de Calmette e Guérin (os dois últimos correspondem aos sobrenomes dos criadores da vacina BCG, que a batizaram assim em 1921).

A vacina é obtida justamente pelo enfraquecimento deste bacilo, uma das bactérias que causam a tuberculose.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG ajuda a prevenir formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma espalhada pelo corpo).

A doença afeta pulmões, ossos, rins e meninges e seus principais sintomas são tosse, muitas vezes com sangue, falta de ar, fraqueza, febre, dentre outros.

Quando tomar a vacina BCG?

A vacina geralmente é aplicada antes do bebê sair da maternidade e deve ser oferecida no máximo até a criança completar 4 anos de idade.

O imunizante é aplicado em dose única, intradérmica (a injeção é feita nas camadas externas da pele) e oferecida gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Para saber mais, confira o calendário de vacinas do bebê mês a mês.

— PUBLICIDADE —

A BCG causa reação?

Por não ser aplicada no músculo, a “picadinha” não gera dor, vermelhidão ou febre imediatamente após a injeção.

— PUBLICIDADE —

No entanto, depois de duas ou três semanas da aplicação, cerca de 95% das pessoas apresentam uma reação local à vacina, caracterizada por uma pequena cicatriz avermelhada, que pode ser acompanhada de dor e inchaço.

Cerca de seis semanas depois da criança receber a vacina BCG, a “feridinha” começa a se transformar em uma pequena ferida de 5 mm de diâmetro e, em 80% dos casos, cicatriza no período de 3 a 6 meses.

Em situações muito raras, a vacina pode gerar úlcera com mais de 1 cm e que demora para cicatrizar; gânglios ou abcessos na pele e nas axilas e a disseminação do bacilo no corpo.

Cuidados com a vacina BCG

Os pais podem ficar apreensivos com o aparecimento de um nódulo na região do braço do pequeno, mas a indicação é que não apertem ou estourem a lesão.

Os principais cuidados são locais, devendo-se limpar bem a área da vacina com água e sabão durante o banho.

Quando a BCG é contraindicada?

O imunizante é contraindicado para recém-nascidos que tenham peso inferior a dois quilos ou de mães que usaram durante a gestação medicamentos capazes de alterar a resposta imunológica do feto.

— PUBLICIDADE —

A vacina também deve ser evitada em pessoas que apresentam quadro instável da resposta imunológica.

Atualmente, NÃO se recomenda que o bebê tome uma nova dose. As únicas exceções são em casos em que não há a comprovação na Carteira de Vacinação de que a criança recebeu a BCG.

1. Fine PEM, Carneiro IAM, Milstien JB, Clements CJ, Organization WH. Issues relating to the use of BCG in immunization programmes: a discussion document. apps.who.int. Published 1999. Accessed September 3, 2022. https://apps.who.int/iris/handle/10665/66120

2. UpToDate. www.uptodate.com. https://www.uptodate.com/contents/vaccines-for-prevention-of-tuberculosis

3. MINISTÉRIO DA SAÚDE Manual de Normas E Procedimentos Para Vacinação. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.