Fale Saúde » Saúde do bebê » Como cuidar do umbigo do bebê

Como cuidar do umbigo do bebê

Quando o bebê ainda está na barriga da mãe, ele é alimentado através do cordão umbilical. Após o nascimento, esse cordão que une mãe e filho é clampeado com uma espécie de pregador, e a seguir é cortado. O pedacinho que fica preso ao bebê é chamado de coto umbilical. A maioria das mães se sentem inseguras ao fazer a limpeza do umbigo do bebê, mas caso o local esteja com aspecto normal (sem vermelhidão ou pus) não tem com que se preocupar, pois o bebê não sente dor alguma nessa região.

O parto deve ser feito com todos os cuidados de higiene para não haver contaminação do coto umbilical, mas é fundamental que os cuidados continuem em casa após a alta hospitalar para evitar qualquer tipo de infecção. Portanto, não se deve usar substâncias que possam contaminar o coto umbilical. Algumas mães, por tradição familiar, colocam moedas, borra de café ou ainda esterco bovino no umbigo do bebê com o objetivo de que cicatrize mais rápido, mas isso não deve ser feito, pois retarda a cicatrização e pode causar grave infecção na criança. O coto umbilical deve ficar livre e exposto ao ar para cicatrizar sem complicações.

Sendo assim, nada de usar faixa ou cintos para proteger o umbigo do bebê, pois isso deixa o local úmido e sujeito a infecções. A fralda poderá ser usada normalmente, basta dobrar a parte da frente para não entrar em contato com o local, e isso evitará também que o xixi ou o coco extravase para a parte de cima da fralda, contaminando o coto umbilical.

Umbigo do bebê

Os cuidados que devemos ter

A queda do coto umbilical normalmente ocorre 1 semana após o nascimento, mas pode ter uma espera de até 3 semanas. Estudos mostram que limpar o coto somente com água e sabão no momento do banho e secar bem o local tem um tempo de queda de aproximadamente 4 a 6 dias.

O álcool a 70%, que ajuda na prevenção de infecções, quando usado, aumenta o tempo de queda para 14 a 16 dias.

- PUBLICIDADE -

Caso o coto umbilical não caia em até 3 semanas, é preciso levar o bebê ao pediatra para avaliar o motivo do atraso.

Aspecto normal do coto umbilical

Coto umbilical com aspecto indicando que está próximo de cair

Ao nascimento, o umbigo do bebê tem aspecto gelatinoso e possui cor branco-azulada. Logo após, ele entra em processo de ressecamento e vai assumindo uma cor escura e torna-se endurecido.

Como dar banho no bebê antes de cair o coto umbilical

O banho no bebê deve ser dado com bastante cuidado: lave o umbigo do bebê com água e sabão neutro, de preferência glicerinado e próprio para a pele delicada do bebê.

Como limpar o umbigo do bebê após o banho

Limpeza do coto umbilical

Após dar o banho, é preciso secar bem o local com uma gaze, e depois limpe o umbigo com álcool a 70% com auxílio de um cotonete. Comece da base do umbigo e suba para a ponta, finalizando na junção da pele com o coto umbilical. 

A limpeza deverá ser feita 3 vezes ao dia: faça uma no banho e as outras após as trocas de fraldas. Não esqueça de higienizar bem as mãos antes de fazer a limpeza do umbigo do bebê.

- PUBLICIDADE -

Sangramento

Um pequeno sangramento no umbigo do bebê pode não ser nenhum problema, desde que não seja contínuo e não apareça pus ou outras secreções com cheiro forte. Caso isso esteja presente, leve o bebê ao pediatra para avaliar a origem do problema.

E por fim, uma última dica: não tenha pressa na troca da fralda, pois o coto umbilical pode ser arrancado acidentalmente caso a fralda grude nele.

Fontes consultadas:
[1] Pediatrics
[2] UpToDate

Enfermeira - Coren/SP 215332 | + artigos

Enfermeira formada pela Universidade de Santo Amaro desde 2008, possui mais de 12 anos de experiência. Tem vivência em Reabilitação e Cuidados Paliativos e pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva.


APRENDA MAIS