Os sintomas de depressão mais comuns são tristeza profunda e desânimo, mas podem estar presentes outros sinais menos conhecidos.
Confira 10 sintomas que são fundamentais para fazer o diagnóstico de depressão:
1. Tristeza
Humor depressivo, tristeza, choro sem motivo evidente, sensação de vazio e angústia.
2. Falta de vontade de fazer coisas que antes gostava
Falta de prazer em atividades antes consideradas agradáveis (anedonia) e perda de interesse no que ocorre ao seu redor.
3. Mudança no apetite
Aumento ou diminuição do apetite. O mais comum é a tentativa de preencher a sensação de vazio com alimentos doces ou gordurosos, gerando ganho de peso e em casos mais extremos, compulsão alimentar.
Outras pessoas se queixam de não conseguir se alimentar, por sentir como se tivesse um bolo na garganta que não permite que a comida “desça”.
4. Problemas de sono
Insônia ou necessidade de dormir a maior parte do dia. A insônia pode se apresentar de diversas formas, como dificuldade para pegar no sono logo ao se deitar, despertar de madrugada acompanhado de incapacidade de retomar o sono ou demorando muito para fazê-lo, ou ainda dormir a noite mas acordar sentindo-se cansado.
5. Irritabilidade
Pensamento mais lento, ou inquietação psicomotora, como chacoalhar as pernas quando está sentado ou ter a necessidade de se levantar com frequência.
6. Falta de energia
Falta de energia, sentir indisposto, cancelar encontros com amigos na última hora, evitar atividades que gostava de fazer anteriormente, por vezes não ter energia sequer para tomar banho, cortar as unhas, lavar os cabelos.
7. Pensamentos de culpa
Pensamentos de culpa que são irreais ou desproporcionais a situação.
8. Pensamento de ruína
Pensamentos de ruína, como quando toca o telefone e fica sobressaltado porque imagina que seja alguma notícia ruim. Ou ainda quando deixa de tentar fazer algum projeto já que se sente incapaz, sensação de que nada dá certo.
9. Dificuldade de tomar uma decisão
Dificuldade de tomar uma decisão, de se concentrar, ou de terminar uma tarefa. Muitas vezes, o indeciso transfere o poder da escolha para outra pessoa constantemente e com coisas simples, como o que vai pedir num restaurante. Inclusive, pode abandonar uma tarefa por não conseguir optar. Por exemplo, precisa de um sapato novo, não consegue escolher, acha melhor deixar para depois e termina por não comprar nenhum.
10. Pensamento de morte e suicídio
Pensamentos de morte ou ideação suicida: pensar em morte, pesquisar e planejar suicídio, escrever cartas de despedida para amigos ou familiares são fatores que necessitam de cuidados imediatos de um profissional da Saúde Mental.
Agora que você já conhece os principais sintomas de depressão, pode fazer este teste online para saber se realmente existe risco de depressão:
Bibliografia
1. Torres F. What Is Depression? Psychiatry. Published October 2020. https://www.psychiatry.org/patients-families/depression/what-is-depression