Fale Saúde » Ossos, articulações e músculos » Síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do carpo: sintomas e tratamento

Revisão clínica: Dr. Mauro Choi

Revisado:

A síndrome do túnel do carpo refere-se ao conjunto de sintomas e sinais provocados pela compressão do nervo mediano enquanto viaja pelo túnel do carpo.

O túnel do carpo é um canal formado por pequenos ossos onde passam o nervo mediano e nove tendões responsáveis pela flexão dos dedos.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia, a síndrome do túnel do carpo é a neuropatia compressiva mais frequente, principalmente entre as mulheres na faixa etária dos 40 a 60 anos de idade.

Ainda de acordo com a mesma Sociedade, a idade, o sexo, a genética e o tamanho do túnel do carpo podem indicar uma predisposição para o desenvolvimento da síndrome compressiva nessa região. Além disso, as lesões por esforço repetitivo (LER) também podem desencadear esse problema, justamente por isso não é raro que ele seja identificado em profissionais de uma mesma área, como bancários, pessoas que tocam instrumentos musicais e outros trabalhadores que utilizam muito a região dos punhos e dos dedos no dia a dia.

Sintomas da síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo causa dores no polegar, indicador, dedo do meio e na metade do dedo anelar. Embora seja menos comum, é possível ainda que o incômodo afete toda a mão do paciente.

Geralmente, os sintomas são provocados por atividades como dirigir, ler, digitar e segurar um telefone.

Dormência e formigamento também fazem parte dos sintomas e, em alguns casos, podem atingir o antebraço. Além disso, com o passar do tempo e com a falta do tratamento adequado, é possível que os músculos da mão atrofiem, dificultando a realização de movimentos simples do dia a dia.

— PUBLICIDADE —

Tratamento

De forma geral, a utilização de uma tala – a fim de manter o punho em uma posição neutra para a descompressão do nervo – e o uso de analgésicos podem apresentar bons resultados para casos mais leves da síndrome. Uma alternativa é a aplicação de corticoides diretamente no punho do paciente.

— PUBLICIDADE —

No entanto, se a síndrome do túnel do carpo estiver em um estágio mais grave de dor, pode ser recomendada a realização de um procedimento cirúrgico, com o intuito de cortar as bandas fibrosas responsáveis por pressionar o nervo mediano.

Gravidez — a síndrome do túnel do carpo pode se desenvolver durante a gravidez, principalmente durante o terceiro trimestre. Na maioria dos casos, os sintomas se resolvem ao longo de um período de semanas após o parto. Para mulheres que desenvolvem o problema durante a gravidez, recomenda-se o uso de tala no punho durante a noite. A descompressão cirúrgica raramente é indicada durante a gravidez, uma vez que a doença geralmente se resolve o pós-parto.

1. Bland JDP. Carpal tunnel syndrome. BMJ. 2007;335(7615):343-346. doi:10.1136/bmj.39282.623553.ad

2. MacDermid JC, Wessel J. Clinical diagnosis of carpal tunnel syndrome: a systematic review. Journal of Hand Therapy. 2004;17(2):309-319. doi:10.1197/j.jht.2004.02.015

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.