Fale Saúde » Ossos, articulações e músculos » Síndrome do túnel cubital

Síndrome do túnel cubital: sintomas e tratamento

Revisão clínica: Dr. Mauro Choi

Revisado:

A síndrome do túnel cubital é causada pela compressão do nervo ulnar no cotovelo.

O túnel cubital é formado por estruturas ósseas e ligamentares, e o nervo ulnar passa por dentro dele.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

O nervo ulnar serve para dar sensibilidade no dedo mínimo e numa das faces do dedo anelar. Além de ser responsável pelo movimento e agilidade da mão.

Esta condição é a segunda neuropatia compressiva mais comum, ficando atrás somente da síndrome do túnel do carpo.

Sintomas da síndrome do túnel cubital

A síndrome do túnel cubital causa uma série de sintomas ao paciente, como dor na parte interna do cotovelo, que pode se estender também para o antebraço; formigamento nos dedos anelar e mínimo; perda da força ou atrofia da mão; falta de sensibilidade e de mobilidade do cotovelo e dos dedos.

Diversos fatores podem contribuir para o desenvolvimento dessa doença, como fraturas ou luxações no cotovelo, anomalias congênitas, alterações metabólicas ou ainda lesões por esforço repetitivo (LER). No entanto, a causa primária de 10% a 30% dos casos é indeterminada.

Tratamento

O tratamento da síndrome do túnel cubital é definido de acordo com o estágio da doença. Normalmente, o que é recomendado pelos especialistas, quando o problema ainda está dando os primeiros sinais, é que o paciente evite flexionar o cotovelo e, consequentemente, comprimir o nervo ulnar. Sendo assim, é altamente recomendado evitar falar ao telefone, apoiar o cotovelo quando ele estiver dobrado ou dormir sobre o braço.

— PUBLICIDADE —

Para a fase inicial da síndrome do túnel cubital também são recomendadas sessões de fisioterapia, medicamentos anti-inflamatórios e o uso da tala noturna que mantém o cotovelo reto.

— PUBLICIDADE —

Em casos que o tratamento conservador não apresenta resultados ou para pacientes que a síndrome do túnel cubital se encontra em estágio avançado, o procedimento cirúrgico para a descompressão do nervo ulnar passa a ser uma ótima alternativa. A cirurgia apresenta poucos riscos e tem aproximadamente 30 minutos de duração.

1. Campbell WW. DIAGNOSIS AND MANAGEMENT OF COMMON COMPRESSION AND ENTRAPMENT NEUROPATHIES. Neurologic Clinics. 1997;15(3):549-567. doi:10.1016/s0733-8619(05)70333-9

2. Bradshaw DY, Shefner JM. Ulnar neuropathy at the elbow. Neurologic Clinics. 1999;17(3):447-461, v-vi. doi:10.1016/s0733-8619(05)70147-x

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.