A caneta de semaglutida, cujo nome comercial é Wegovy, possui um hormônio que ajuda na sensação de saciedade, facilitando o emagrecimento.
A medicação vem em uma caneta injetora de aplicação semanal para o tratamento da obesidade.
A semaglutida é um remédio que já vem sendo usado, na forma de comprimido, para tratar o diabete tipo 2. A novidade é que pesquisas também demonstraram benefícios na perda de peso.
Em média, adultos perdem 14,9% do peso corporal em aproximadamente um ano, quando fizeram uso da caneta de semaglutida associado a mudanças no estilo de vida.
Como funciona a semaglutida
A semaglutida (Wegovy) age na região do cérebro chamada de hipotálamo, e diminui o apetite, o que pode contribuir com o emagrecimento.
A medicação é um hormônio agonista do receptor de GLP-1 que, entre outras atividades, atua diminuindo a saciedade no cérebro.
Dose
A dose recomendada pelo fabricante é de 2,4 mg, uma vez por semana, para combater o sobrepeso.
Deve ser aplicada sempre no mesmo dia da semana, qualquer horário, com ou sem refeições.
Iniciar com 0,25 mg, uma vez por semana, durante 4 semanas. Em intervalos de 4 semanas, aumentar a dose até atingir a dose de 2,4 mg.
Locais de aplicação
A aplicação é subcutânea e deve ser feita semanalmente. Os locais mais comuns para aplicação do Wegovy são: coxas, braço (músculo deltoide) e abdômen.
Quem pode usar a semaglutida
A principal forma de perder peso é dieta e atividade física, mas algumas pessoas têm dificuldade de manter a perda de peso a longo prazo. Sendo assim, alguns estudos sugerem a necessidade de medicação para ajudar a manter a perda de peso.
A recomendação de uso da semaglutida (Wegovy):
- Adultos.
- IMC ≥ 30.
- IMC ≥ 27 em pessoas com doenças coexistentes.
Saiba calcular seu IMC aqui.
O uso da semaglutida deve ser feito sob indicação e acompanhamento médico.
Efeitos colaterais
As reações adversas mais comuns são náuseas, vômitos, diarréia, dor de cabeça, flatulência e refluxo.
Bibliografia
1. Wilding JPH, Batterham RL, Calanna S, et al. Once-Weekly Semaglutide in Adults with Overweight or Obesity. The New England Journal of Medicine. 2021;384(11). doi:10.1056/NEJMoa2032183
2. HIGHLIGHTS of PRESCRIBING INFORMATION. https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2021/215256s000lbl.pdf