O que é a pressão arterial
Quando é considerado pressão alta? Essa é uma dúvida muito comum. Então vamos explicar esse conceito importante da medicina. Acompanhe.
Pressão arterial é a força do sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Uma vez que o coração contrai, ele bombeia sangue para as artérias, o que gera pressão — a chamada pressão arterial.
A pressão arterial não fica a mesma durante todo o dia. Assim sendo, ela é mais baixa quando a pessoa dorme, e sobe quando a pessoa se levanta e começa a se movimentar.
Pressão arterial sistólica e diastólica
A pressão arterial é expressa por dois números. Por exemplo, a enfermeira pode dizer que a pressão arterial é “120 por 80” ou simplesmente “12 por 8”.
O número maior é a pressão dentro dos vasos quando o coração está contraindo (pressão sistólica). Enquanto que e o número menor é a pressão dentro das artérias quando o coração está relaxado (pressão diastólica).
Quando é considerado pressão alta
Quando é considerado pressão alta, a medida deve estar maior que 120/80 mmHg. Enquanto a pressão arterial normal é quando a sistólica for inferior a 120 mmHg e a diastólica inferior a 80 mmHg.
Em resumo, a pressão arterial normal pode variar de 90/60 mmHg a 120/80 mmHg em um jovem saudável, e uma pressão arterial de 130/80 mmHg ou superior indica pressão alta. Veja a tabela de pressão arterial:
Como mediar a pressão arterial em casa
A pressão arterial pode ser medida em casa. Nesse sentido, use um aparelho digital. Mas tome o cuidado de seguir as dicas abaixo para que o resultado não seja falso:
- Esteja com a bexiga vazia, pois cheia aumenta a pressão.
- Sente em uma posição confortável, e apoie os pés no chão.
- Coloque o braço esquerdo sobre uma mesa.
- Não coloque o aparelho por cima da roupa. Coloque direto na pele.
- Depois de relaxado, meça a pressão arterial.
Fique atento
A hora do dia influencia no resultado da pressão arterial. À noite tende a ser mais baixa, por exemplo.
A atividade física e o estado emocional também influenciam no resultado.
Tente medir a pressão sempre no mesmo horário todos os dias, já que isso ajuda a comparar os resultados.
Assim, não se deve comparar o resultado de uma pressão aferida, por exemplo, às 10 horas da manhã com outra medidas às 9 horas da noite.
Riscos da pressão arterial alta
A pressão alta aumenta o risco de doenças do coração, dos vasos e dos rins. Principalmente as seguintes condições:
- “Inchaço do coração” — mesmo que hipertrofia ventricular esquerda.
- Insuficiência cardíaca.
- Acidente vascular cerebral isquêmico — ou AVC.
- Hemorragia cerebral — ou AVCh.
- Infarto — mesmo que doença isquêmica do coração.
- Doença renal crônica.
Quando é considerado pressão alta na gravidez
A hipertensão gestacional é definida como pressão sistólica ≥140 mmHg e/ou pressão diastólica ≥90 mmHg, a partir de 20 semanas de gestação. No entanto, se a pressão estiver alterada antes das 20 semanas, considera que a gestante já era hipertensa previamente.
Quando é considerado pressão alta na gravidez e for detectado proteína alta no exame de urina ou disfunção de algum órgão, diz-se que a gestante tem pré-eclâmpsia.
A hipertensão gestacional desaparece após o parto. Contudo, se persistir depois de 12 semanas, a mulher recebe o diagnóstico de pressão arterial crônica.
Bibliografia
1. Whelton PK, Carey RM, Aronow WS, et al. 2017 ACC/AHA/AAPA/ABC/ACPM/AGS/APhA/ASH/ASPC/NMA/PCNA Guideline for the Prevention, Detection, Evaluation, and Management of High Blood Pressure in Adults: Executive Summary: A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines. Hypertension. 2018;71(6):1269-1324. doi:10.1161/hyp.0000000000000066