Ponte de safena: o que é, como é feita e riscos

Revisão clínica: Dr. Fernando Pereira

Publicado:

A cirurgia de ponte de safena, também conhecida como revascularização do miocárdio ou bypass cardíaco, é indicada para tratar pessoas que têm estreitamento das artérias coronárias, que são os vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes para o coração.

E a pessoa que tem estreitamento do vasos sanguíneos do coração pode sofrer com os seguintes sintomas:

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

  • Dor no peito ou desconforto (conhecida como angina)
  • Arritmia
  • Dificuldade em respirar

Sim, esses sintomas podem ser incapacitantes ou até mesmo evoluir para um ataque cardíaco.

A fim de corrigir o problema, o cirurgião pode remover um pedaço de uma veia da perna chamada de safena, e usar essa veia para fazer uma “ponte” por cima da artéria do coração que está obstruída, daí vem o nome “ponte de safena”.

ponte de safena

Quando a cirurgia é indicada

A cirurgia de ponte de safena deve ser feita quando placas de gordura estão obstruindo os vasos do coração.

Estes vasos sanguíneos são chamados de artérias coronárias, e são os responsáveis por nutrir o músculo do coração.

Para decidir se a pessoa precisa de uma cirurgia de ponte de safena, o médico faz um exame físico, coleta informações do histórico de saúde e pede exames complementares.

— PUBLICIDADE —

Para determinar quais artérias estão obstruídas e se há algum dano no coração, o médico pode pedir uma eletrocardiograma, cateterismo cardíaco, ecocardiograma (USG do coração) e teste de esforço (esteira).

— PUBLICIDADE —

Se os exames mostrarem que tem entupimento grave nas artérias coronárias, o médico programa a cirurgia o mais rápido possível.

Como é feita a cirurgia de ponte de safena

A cirurgia é feita sob anestesia geral, o que significa que a pessoa permanece “dormindo” durante toda a operação.

Depois de anestesiado, o cirurgião faz um corte no meio do peito do paciente. Em seguida, ele prepara a veia safena retirada da perna para usar como enxerto para construir a ponte (bypass).

No momento em que o cirurgião faz a sutura dos vasos no coração, uma máquina de circulação extracorpórea é liga na pessoa. Ela toma conta do trabalho do coração e dos pulmões. Isso permite que o coração esteja completamente em repouso (parado) enquanto o cirurgião faz as suturas delicadas para construir a ponte de safena.

Quando termina de colocar a veia safena no local adequado, a máquina de circulação extracorpórea vai sendo desligada aos pouco, e o coração e o pulmão saem do repouso.

Feito isso, a equipe cirúrgica (anestesista, cirurgião e perfusionista) faz a checagem final, e a partir daí começa a fechar o peito novamente.

— PUBLICIDADE —

A pessoa pode ser acordada ainda na sala de cirurgia ou um pouco mais tarde na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O tempo de duração da operação varia de acordo com o tipo de bypass cardíaco realizado, do local do enxerto e do histórico médico da pessoa. Em geral, a cirurgia leva de 3 a 6 horas.

— PUBLICIDADE —

Riscos

A cirurgia de ponte de safena ou cirurgia de revascularização do miocárdio é segura e eficaz, mas como todas as cirurgias, pode ter complicações. E a gravidade aumenta conforme o estado de saúde da pessoa. Quanto mais debilitado for o paciente, maior será o risco.

Os principais riscos são:

  • Derrame cerebral;
  • Ataque cardíaco;
  • Sangramento durante ou após a cirurgia;
  • Infecção da ferida;
  • Reações à anestesia;
  • Ritmos cardíacos anormais;
  • Pneumonia;
  • Dor;
  • Mau funcionamento dos rins;
  • Perda de memória;

1. Coronary Artery Bypass Grafting (CABG). The Patient Guide to Heart, Lung, and Esophageal Surgery. Published May 17, 2019. https://ctsurgerypatients.org/procedures/coronary-artery-bypass-grafting-cabg

2. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed September 1, 2022. https://www.uptodate.com/contents/coronary-artery-bypass-graft-surgery-prevention-and-management-of-vein-graft-stenosis

3. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed September 1, 2022. https://www.uptodate.com/contents/surgical-and-endovascular-repair-of-popliteal-artery-aneurysm

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.