A pedra no rim é conhecida pelos incômodos que causa na maioria das pessoas, que vão de forte dor abdominal, náusea e urgência urinária. Quando em sua forma aguda, que dura de 20 a 60 minutos, pode ser necessária a ida imediata ao hospital para cessar o sintoma.
Apesar desta fama, o também chamado cálculo renal pode, muitas vezes, não apresentar sinais claros ou ser mais brando, através de um leve incômodo abdominal. Abaixo, veja os principais indícios da doença.
Sintomas
Dor intensa
Quando os cálculos passam da pelve renal para o ureter (tubos que ligam os rins à bexiga), os sintomas da pedra no rim podem aparecer. Como dito anteriormente, a dor é o sinal mais conhecido, que varia na sua apresentação, podendo ser forte ou leve.
Em alguns casos, a pessoa sente uma dor lombar tão forte (cólica renal ) que faz com que procure o serviço de emergência imediatamente.
Analgésicos, antiespasmódicos e anti-inflamatórios são aplicados na veia para eliminar a dor intensa.
Sangue na urina (hematúria)
O sangue da urina aparece na maioria dos pacientes sintomáticos, mas também pode acontecer em quem não apresenta nenhum outro sintoma claro.
Um estudo mostra que a ausência de hematúria no quadro de dor aguda não exclui a presença de pedra no rim. Por outro lado, dois terços dos pacientes com cálculo renal apresentavam este sintoma.
Outros sintomas: febre, náuseas, vômitos, ardência e urgência ao urinar.
O que causa a pedra no rim?
As causas mais comuns para a nefrolitíase (pedra no rim) são a baixa ingestão de líquidos, algumas doenças e histórico familiar. Veja a seguir os principais motivos para a formação do cálculo renal:
- doenças inflamatórias intestinais;
- obesidade;
- histórico familiar;
- baixa ingestão de líquidos;
- obstrução das vias urinária;
- alta ingestão de proteínas animais e sal;
- menor ingestão de cálcio;
- suplementação excessiva de vitamina C e D;
- uso de medicamentos como atazanavir, sulfadiazina e triantereno.
Além disso, dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que cálculos renais possuem maior incidência no verão.
De acordo com o estudo, isso acontece pois há o aumento da transpiração sem a hidratação adequada, que é a água. Cafés, chás, bebidas alcoólicas e refrigerantes à base de cola propiciam formação de cálculos renais.
Tratamento
O tratamento depende do tipo de pedra formado e da gravidade dos sintomas. Em casos de cálculos menores que 5-6mm, é possível esperar que a pedra saia sozinha.
Em outras situações, pode ocorrer a necessidade de uma cirurgia para remover uma pedra do ureter ou rim.
A modalidade cirúrgica mais usada da atualidade é a ureterolitotripsia rígida ou flexível. A escolha de uma técnica ou outra vai depender da localização da pedra.
É importante ressaltar que, diferentemente do que se pensava tempos atrás, não se recomenda a alta ingestão de água nos momentos de crise, pois pode aumentar as dores do paciente.
Bibliografia
1. Moore CL, Bomann S, Daniels B, et al. Derivation and validation of a clinical prediction rule for uncomplicated ureteral stone–the STONE score: retrospective and prospective observational cohort studies. BMJ. 2014;348(mar26 2):g2191-g2191. doi:10.1136/bmj.g2191
2. Verão: incidência de pedras nos rins aumenta 30%. Portal da Urologia – Público Geral. Published January 21, 2021. Accessed April 7, 2022. https://portaldaurologia.org.br/publico/release/verao-incidencia-de-pedras-nos-rins-aumenta-30/
3. Alves B / O / OM. Cálculo renal (pedra no rim) | Biblioteca Virtual em Saúde MS. https://bvsms.saude.gov.br/calculo-renal-pedra-no-rim/
4. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed April 7, 2022. https://www.uptodate.com/contents/kidney-stones-in-adults-epidemiology-and-risk-factors?search=pedra%20no%20rim&topicRef=7366&source=see_link#H926160909
5. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed April 7, 2022. https://www.uptodate.com/contents/kidney-stones-in-adults-evaluation-of-the-patient-with-established-stone-disease?search=pedra%20no%20rim&topicRef=7375&source=see_link
6. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed April 7, 2022. https://www.uptodate.com/contents/kidney-stones-in-adults-diagnosis-and-acute-management-of-suspected-nephrolithiasis?search=pedra%20no%20rim&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1#H4187222057