Fale Saúde » Saúde da mulher » Nitrato de miconazol: creme ginecológico

Nitrato de miconazol: creme ginecológico

nitrato de miconazol é um medicamento recomendado para tratar infecções causadas por fungos na pele ou mucosas. Como pomada ginecológica, ela é usada para o tratamento da candidíase.   

Bastante comum entre mulheres de todas as idades, a candidíase é manifestada quando há o desequilíbrio da flora vaginal, como em situações de estresse, baixa imunidade ou o uso excessivo de antibióticos.  

Normalmente, ela causa intensa coceira, vermelhidão, ardência e um corrimento vaginal branco grumoso. 

O tratamento da candidíase geralmente é simples. Quando receitada, a pomada de nitrato de miconazol deve ser aplicada durante 14 dias consecutivos à noite, para que a eficácia seja maior, e é preciso inseri-la internamente, no canal vaginal.  

Nitrato de miconazol

Como usar

  • Não interromper as aplicações durante o período menstrual; 
  • Utilizar 1 aplicador completamente preenchido, inserido o mais profundamente possível na vagina, 1 vez ao dia, ao deitar, durante 14 dias consecutivos. 

Aplicador 

  • Retire a tampa da bisnaga e perfure o lacre da bisnaga, introduzindo o pino perfurante da tampa; 
  • Adapte o aplicador ao bico da bisnaga; 
  • Aperte a base da bisnaga com os dedos, de maneira a forçar a entrada do creme no aplicador, preenchendo todo o espaço vazio, com cuidado para que o creme não extravase o êmbolo; 
  • Retire o aplicador e feche novamente a bisnaga; 
  • Introduza delicadamente o aplicador na vagina, o mais profundamente possível, e empurre o êmbolo para dentro, até esvaziar o aplicador; 
  • A aplicação é feita com maior facilidade estando a paciente deitada de costas, com as pernas dobradas. 

Efeitos colaterais 

As reações do creme vaginal nitrato de miconazol são raras, ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes. 

- PUBLICIDADE -

No entanto, não são nulas. Sendo assim, pode ocorrer uma ligeira irritação no local de aplicação, apresentando vermelhidão, além de coceira e ardor após os primeiros usos, que tende a desaparecer no decorrer do tratamento. 

Caso esses sintomas forem muito incômodos ou apresentar também constante urticária (coceira), feridas avermelhadas na pele ou cólicas abdominais, interrompa o tratamento imediatamente e converse com seu médico.  

Contraindicações 

Não se deve usar esse medicamente caso apresente maior sensibilidade ao nitrato de miconazol, ou aos demais componentes da formulação do creme. Grávidas ou lactantes precisam de orientação médica.  

REVISADO CLINICAMENTE POR DR. FERNANDO PEREIRA
Fontes consultadas:
[1] The Annals of Pharmacotherapy
[2] UpToDate

+ artigos

Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, apaixonada por informar sobre saúde e qualidade de vida. Colabora com o Fale Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Médico - CRM/SP 157.767 | + artigos

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo desde 2012, possui mais de 7 anos de experiência. Especialista em anestesiologia pela Santa Casa de S.J. Rio Preto, com Título de Especialista em Anestesiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) - RQE 65.029.


APRENDA MAIS