Redução do Monte de Vênus

Revisão clínica: Dr. André Araújo

Revisado:

A cirurgia de redução do Monte de Vênus funciona para amenizar alterações estéticas ou funcionais daquela região triangular entre as virilhas, conhecida como Monte de Vênus ou região púbica.

O Monte de Vênus está localizado acima da genitália masculina ou feminina, aquele local onde os pelos pubianos crescem. Durante o ato sexual, a gordura da região tem o objetivo de amortecer o impacto sobre o local.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Entretanto, o excesso de pele e gordura da região é causa frequente de constrangimento e falar sobre o assunto é considerado por muitos um tabu, mesmo nas rodas de amigos.

Muitos pacientes deixam de utilizar roupas justas, sentem-se constrangidas no ato sexual, evitam frequentar academias ou utilizar trajes de banho devido ao abaulamento daquela área.

As causas das alterações estéticas dessa região púbica podem ser:

  • Aumento do volume pelo excesso de peso, principalmente em pacientes com sobrepeso ou obesos;
  • Alterações hormonais ou uso de medicamentos que podem levar a um acúmulo de gordura na região;
  • Biotipo do paciente ou condição genética que leva a um acúmulo natural da região, mesmo em pacientes não obesos.
  • Excesso de pele causado pelo grande emagrecimento. Exemplos: pacientes pós-bariátricos ou pós-gastroplastia ou após redução do estômago.

Os procedimentos utilizados na redução do Monte de Vênus são:

  • Lipoaspiração: indicada para quem tem apenas aumento de gordura da região, faz-se uma aspiração para reduzir a gordura localizada. É a técnica mais utilizada.
  • Lifting do púbis com a dermolipectomia local: utilizada para a ressecção do excesso de pele e levantamento da região genitália. Indicada principalmente para os pacientes após grande emagrecimento, como os pacientes pós-bariátricos.
  • Lipoaspiração mais lifting do púbis: indicada quando há excesso de pele e gordura local.

Como as cirurgias duram em torno de 30 a 60 minutos, o paciente recebe anestesia geral, e geralmente tem alta hospitalar no mesmo dia.

A redução do Monte de Vênus é frequentemente realizada em associação com a cirurgia plástica de abdominal ou abdominoplastia, já que as alterações de ambas as regiões normalmente coexistem.

Pós-operatório da cirurgia

Por se tratar de um procedimento de pequeno porte, o pós-operatório é relativamente tranquilo.

— PUBLICIDADE —

Ocorrerá inchaço e equimose (áreas roxas) na região do púbis que comumente se estendem para as genitálias.

— PUBLICIDADE —

A dor é usualmente de intensidade leve a moderada e facilmente controlada com analgésicos orais.

Deve-se evitar atividades físicas e sexuais por 15 dias após a lipoaspiração e 30 dias após o lifting de púbis com dermolipectomia.

Em vista disso, a redução do Monte de Vênus tem se mostrado um procedimento seguro, relativamente rápido e com alto grau de satisfação para aqueles pacientes que sofrem desse problema.

1. Pechevy L, Gourari A, Carloni R, Sauvaget F, Bertheuil N, Goga D. Monsplasty after massive weight loss: Assessment of its aesthetic and functional impact. Annales de Chirurgie Plastique Esthétique. 2016;61(1):e21-e35. doi:10.1016/j.anplas.2014.12.002

2. Bloom JMP, Van Kouwenberg E, Davenport M, Koltz PF, Shaw RB, Gusenoff JA. Aesthetic and Functional Satisfaction After Monsplasty in the Massive Weight Loss Population. Aesthetic Surgery Journal. 2012;32(7):877-885. doi:10.1177/1090820×12455498

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.