Fale Saúde » Cirurgia e reabilitação » Redução do Monte de Vênus: descubra como melhorar a estética do púbis

Redução do Monte de Vênus: descubra como melhorar a estética do púbis

A cirurgia de redução do Monte de Vênus funciona para amenizar alterações estéticas ou funcionais daquela região triangular entre as virilhas, conhecida como Monte de Vênus ou região púbica.

O Monte de Vênus está localizado acima da genitália masculina ou feminina, aquele local onde os pelos pubianos crescem. Durante o ato sexual, a gordura da região tem o objetivo de amortecer o impacto sobre o local.

redução do monte de vênus

Entretanto, o excesso de pele e gordura da região é causa frequente de constrangimento e falar sobre o assunto é considerado por muitos um tabu, mesmo nas rodas de amigos.

Muitos pacientes deixam de utilizar roupas justas, sentem-se constrangidas no ato sexual, evitam frequentar academias ou utilizar trajes de banho devido ao abaulamento daquela área.

As causas das alterações estéticas dessa região púbica podem ser:

  • Aumento do volume pelo excesso de peso, principalmente em pacientes com sobrepeso ou obesos;
  • Alterações hormonais ou uso de medicamentos que podem levar a um acúmulo de gordura na região;
  • Biotipo do paciente ou condição genética que leva a um acúmulo natural da região, mesmo em pacientes não obesos.
  • Excesso de pele causado pelo grande emagrecimento. Exemplos: pacientes pós-bariátricos ou pós-gastroplastia ou após redução do estômago.

Os procedimentos utilizados na redução do Monte de Vênus são:

  • Lipoaspiração: indicada para quem tem apenas aumento de gordura da região, faz-se uma aspiração para reduzir a gordura localizada. É a técnica mais utilizada.
  • Lifting do púbis com a dermolipectomia local: utilizada para a ressecção do excesso de pele e levantamento da região genitália. Indicada principalmente para os pacientes após grande emagrecimento, como os pacientes pós-bariátricos.
  • Lipoaspiração mais lifting do púbis: indicada quando há excesso de pele e gordura local.

Como as cirurgias duram em torno de 30 a 60 minutos, o paciente recebe anestesia geral, e geralmente tem alta hospitalar no mesmo dia.

- PUBLICIDADE -

A redução do Monte de Vênus é frequentemente realizada em associação com a cirurgia plástica de abdominal ou abdominoplastia, já que as alterações de ambas as regiões normalmente coexistem.

Como é o pós-operatório da cirurgia?

Por se tratar de um procedimento de pequeno porte, o pós-operatório é relativamente tranquilo.

Ocorrerá inchaço e equimose (áreas roxas) na região do púbis que comumente se estendem para as genitálias.

A dor é usualmente de intensidade leve a moderada e facilmente controlada com analgésicos orais.

Deve-se evitar atividades físicas e sexuais por 15 dias após a lipoaspiração e 30 dias após o lifting de púbis com dermolipectomia.

- PUBLICIDADE -

Em vista disso, a redução do Monte de Vênus tem se mostrado um procedimento seguro, relativamente rápido e com alto grau de satisfação para aqueles pacientes que sofrem desse problema.

Referências
[1] Monsplasty after massive weight loss – Annales de Chirurgie Plastique Esthétique
[2] Aesthetic and Functional Satisfaction After Monsplasty in the Massive Weight Loss Population – Aesthetic Surgery JournalAesthetic Surgery Journal

Cirurgião Plástico - CRM/SP 131.482 | Site | + artigos

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2006, inscrito no CRM-SP 131.482, realizou residência de Cirurgia Geral em Belo Horizonte no Hospital Júlia Kubitschek, e especializou-se em Cirurgia Plástica pelo Hospital Brigadeiro de São Paulo. Título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) – SBCP 9.776 e RQE 32.814


APRENDA MAIS