Lavagem nasal: como fazer e para que serve

Revisão clínica: Dr. Gean Babichak

Publicado:

Você sabia que a lavagem nasal é a melhor maneira de prevenir possíveis doenças respiratórias? Ao contrário do que muitos pensam, lavar o nariz pelo menos uma vez por dia é a chave para manter a saúde na respiração.

Em geral o clima ou fatores externos são associados a obstrução nasal, mas especialistas afirmam que incluir a lavagem nasal no dia a dia pode dar fim a muitos resfriados.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Existem três principais métodos para a lavagem nasal, independente da escolha os especialistas recomendam que a lavagem seja uma higiene diária.

Lavagem nasal com seringa

Por ter um valor mais acessível, a lavagem nasal com a seringa é a mais utilizada. O ideal é usar de 3 a 5 ml de soro fisiológico e aplicar separadamente em cada narina.

Lavagem nasal com jato contínuo

A lavagem nasal com o jato é uma opção prática, por ser um recipiente pronto ou seja que já vem com a solução de soro dentro e com um bico anatômico que facilita a aplicação nas narinas. Entretanto seu custo é maior para os usuários.

Lavagem nasal com garrafinha

Outra opção de método é a lavagem nasal com a garrafinha. A garrafa é um recipiente maior, apesar de funcionar para a lavagem, especialistas recomendam pacientes pós operatórios, pois nestes casos a quantidade de soro injetada deve ser maior.

Como fazer lavagem nasal

Independente da escolha do método para a lavagem nasal, o segredo é simples. Usar uma quantidade pequena na hora de lavar, de 3 a 5 ml de soro. Sempre apontar o objeto no sentido lateral, na direção da orelha.

— PUBLICIDADE —

O procedimento da lavagem nasal é rápido. Deve ser feito em uma narina de cada vez e é importante que na sequência, se assoe o nariz também separadamente.

— PUBLICIDADE —

Como fazer lavagem nasal em bebês

A lavagem nasal nas crianças ou bebês deve ser feita seguindo os mesmos passos do que os adultos, a diferença é que neste caso é importante que quem está recebendo a lavagem esteja sentada.

Quais os riscos da lavagem nasal  

Alguns erros comuns na hora de fazer a lavagem nasal podem acarretar problemas:

  • O primeiro é apontar o recipiente da lavagem em posição reta dentro do nariz, além de machucar, o soro vai para o lugar errado, e a limpeza não ocorre.
  • Exagerar na quantidade de soro é outro fator que pode causar afogamento ou desencadear uma otite no paciente. O importante é que a limpeza nasal seja feita diariamente e de forma correta, para isso 3 ml de soro são o suficiente.

Abrir a boca ou falar durante a lavagem nasal ajuda com que o paciente não engasgue na hora de fazer a higiene.

1. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed August 25, 2022. https://www.uptodate.com/contents/nasal-obstruction-diagnosis-and-management

2. de Gabory L, Kérimian M, Sagardoy T, Verdaguer A, Gauchez H. Paediatric nasal irrigation: The “fencing” method. European Annals of Otorhinolaryngology, Head and Neck Diseases. 2021;138(2):107-113. doi:10.1016/j.anorl.2020.08.004

3. UpToDate. www.uptodate.com. https://www.uptodate.com/contents/the-common-cold-in-children-management-and-prevention

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.