IMC significa Índice de Massa Corporal e é um parâmetro utilizado para saber se uma pessoa está no peso ideal. Ele é o primeiro passo para determinar o grau de sobrepeso, e classifica os biotipos em quatro categorias: abaixo do peso, peso normal, acima do peso (sobrepeso) e obesidade (grau I, II e III).
Há muitas maneiras de medir a gordura corporal. No entanto, o mais simples é calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC mede a relação entre seu peso e altura para calcular a quantidade de gordura corporal que você tem. Quanto maior o seu IMC, maior a quantidade de gordura em seu corpo.
Calculadora de IMC
Você está com peso saudável? Para descobrir, use nossa ferramenta para calcular seu Índice de Massa Corporal (IMC) agora e saber o risco de doenças relacionadas à obesidade.
O índice de massa corporal é calculado dividindo o peso de uma pessoa (em kg) pelo quadrado da sua altura (em metros). Veja como é o cálculo na fórmula do IMC abaixo:
Exemplo de IMC cálculo:
Peso = 65 kg, Altura = 1,72 m
Resultado: 65 ÷ (1,72×1,72) = 22
Para facilitar, você pode usar nossa calculadora de IMC online para saber se está dentro do peso ideal.
Tabela de resultados
Para adultos com 20 anos ou mais, o IMC é interpretado utilizando categorias de peso padrão. Essas categorias são as mesmas para homens e mulheres. Confira a tabela do IMC:
Para determinar se o resultado do IMC é um risco à saúde, um profissional de saúde deve realizar novas avaliações. Tais avaliações incluem medidas de espessura da pele, avaliações da dieta, atividade física e histórico familiar.
Riscos do IMC alterado
As pessoas que estão obesas têm risco aumentado para muitas doenças e condições de saúde. Veja alguns riscos da obesidade:
- Câncer: endométrio, mama, cólon, rim, vesícula biliar e fígado.
- Apneia do sono e problemas respiratórios.
- Baixa qualidade de vida.
- Colesterol ruim alto (LDL), colesterol bom baixo (HDL) e triglicérides alto.
- Diabetes tipo 2.
- Doença cardíaca coronariana (infarto).
- Doença da vesícula biliar.
- Depressão e ansiedade.
- Dores no corpo.
- Inflamação crônica.
- Osteoartrite (inflamação nas articulações / juntas).
- Pressão alta.
Atletas, idosos e gestantes
Nessas pessoas, o IMC apresenta falhas e, portanto, não é o método ideal para avaliação, por isso, recomenda-se associar outros métodos de medição da gordura corporal.
Atletas:
Os atletas podem ter um IMC elevado devido ao aumento da musculatura em vez de gordura corporal aumentada. A medição da circunferência da cintura em conjunto com o índice de massa corporal pode fornecer informações adicionais e ser uma melhor opção.
Idosos:
O IMC pode vir subestimado em idosos devida à perda de massa muscular associada ao envelhecimento.
Gestantes:
Em gestante, o IMC não contabiliza o ganho de peso por conta do bebê, trazendo um resultado falso.
Bibliografia
1. CDC. About Adult BMI. Centers for Disease Control and Prevention. Published 2018. https://www.cdc.gov/healthyweight/assessing/bmi/adult_bmi/index.html
2. The Practical Guide Identification, Evaluation, and Treatment of Overweight and Obesity in Adults NHLBI Obesity Education Initiative. https://www.nhlbi.nih.gov/files/docs/guidelines/prctgd_c.pdf