A garganta inflamada é um problema muito comum, e geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana. Apesar de muitas vezes poder ser resolvido com soluções caseiras, em outras o incômodo merece atenção médica e tratamento com medicações.
Confira aqui os principais sintomas da garganta inflamada, quais suas causas, tratamentos e dicas de remédios que podem ser feitos em casa e que ajudam a aliviar o desconforto.
Sintomas de garganta inflamada
A pessoa com a inflamação tem como principal sintoma dor na região da garganta, que pode aparecer sob a forma de ardência, irritação, queimação, sensação de arranhado ou de sequidão, etc. No entanto, é possível que o incômodo venha acompanhado de outros sinais, tais como:
- inchaço e vermelhidão na garganta;
- mal-estar;
- febre;
- dor de ouvido;
- dor de cabeça;
- dificuldade para engolir ou falar;
- tosse;
- nódulos na região do pescoço;
- mau hálito;
- pus nas amígdalas.
O que causa inflamação na garganta
Geralmente, a inflamação na garganta é resultado de infecções causadas por vírus ou bactérias e, mais raramente, por outros agentes como fungos e protozoários.
No caso dos vírus, os mais comuns são o da gripe ou do resfriado, mas é possível que o sintoma tenha relação também com outras doenças virais, como mononucleose, sarampo ou catapora. Já se o causador for uma bactéria, temos como principal a da classe Streptococcus, responsável por muitas das faringites, especialmente em crianças.
A garganta inflamada também pode ser resultado de alergias ou aparecer na forma de irritação causada pelo clima seco, por substâncias como tabaco, produtos químicos ou a própria poluição do ar, ou então pela doença do refluxo gastroesofágico.
O que é bom para garganta inflamada
O tratamento da garganta inflamada vai depender do seu agente causador. Se ele for um vírus, é possível utilizar remédios caseiros para combater os sintomas ou anti-inflamatórios e medicamentos analgésicos de venda livre para o alívio da dor. Não se usa antibiótico quando a infecção for causada por vírus.
Já se uma bactéria for responsável pela inflamação, pode ser necessário fazer um tratamento com antibióticos por alguns dias, embora a maioria das pessoas melhora sem antibióticos. Os médicos prescrevem antibióticos quando a infecção é causada por bactérias para prevenir complicações, aliviar os sintomas mais rápido e impedir que a condição seja transmitida para outras pessoas.
No entanto, é importante reforçar que os antibióticos, quando usados desnecessariamente, podem ser prejudiciais e em alguns casos podem criar uma resistência no corpo, que demora mais a reagir das próximas vezes que receber o medicamento. Sendo assim, o melhor é consultar um médico para que ele indique o melhor caminho.
Quando procurar um médico
A maioria das pessoas não precisa procurar atendimento médico para uma garganta inflamada. Normalmente melhora sozinho. Mas dor de garganta às vezes pode complicar e se tornar um problema sério. Procure o serviço de saúde se:
- você tem febre alta (acima de 38,4°C);
- sua garganta inflamada não melhorar dentro de 5 a 7 dias;
- tiver dificuldade para respirar;
- estiver babando porque não consegue engolir a saliva;
- ter problemas para abrir a boca.
Como saber se a causa da garganta inflamada é vírus ou bactéria?
Na prática, é difícil dizer a diferença, mas há alguns sinais que apontam para vírus ou bactéria:
Quando a infecção é causada por vírus, a pessoa geralmente tem outros sintomas, como:
- nariz escorrendo;
- olhos vermelhos e coçando;
- tosse.
Já a pessoa com dor de garganta causada por bactéria não costuma ter os sinais citados acima e geralmente apresenta os sintomas:
- dor de garganta muito forte
- febre alta (acima de 38,4°C)
- pescoço inchado.
Como nem sempre é fácil fazer a distinção clinicamente, o médico pode pedir um exame chamado swab de orofaringe e amígdalas, que consiste na introdução de um cotonete na parte de trás da garganta para testar se há bactérias na secreção.
Remédios caseiros para dor de garganta
Para aliviar os sintomas da garganta inflamada, remédios caseiros fáceis e práticos podem ser feitas. Veja só algumas dicas:
- solução com mel e limão espremido;
- própolis em spray;
- gargarejo com sal e água morna;
- chás com propriedades anti-inflamatórias, como sálvia, gengibre, alecrim e cravo-da-índia;
- suco de laranja e de outras frutas que ajudem na reposição de vitamina C.
Bibliografia
1. Bisno AL. Acute pharyngitis. The New England Journal of Medicine. 2001;344(3):205-211. doi:10.1056/NEJM200101183440308
2. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed May 30, 2022. https://www.uptodate.com/contents/evaluation-of-acute-pharyngitis-in-adults