Fale Saúde » Fitness e exercício » 7 exercícios para perder barriga de forma eficaz

7 exercícios para perder barriga de forma eficaz

Caso você sinta a necessidade de perder aquela gordurinha na barriga, o melhor aliado é manter uma rotina de atividades físicas. No entanto, nem sempre é fácil achar quais são as práticas ideais, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 7 exercícios essenciais que irão te auxiliar nessa jornada para perder a barriga.

Antes de começar a ler os tópicos, é importante ter em mente que o processo de perda de gordura abdominal também está ligado à uma alimentação saudável. Com isso, os efeitos serão mais promissores e você não corre o risco de passar mal, por exemplo, durante o treino. 
 

Além desse fato, antes de iniciar os exercícios físicos, é preciso verificar como está sua saúde com um médico clínico geral, usar roupas adequadas e não abrir mão do consumo de água. Caso você sinta dores e desconfortos durante a prática, pare a atividade e realize uma avaliação com um profissional de saúde. E não esqueça de se alongar, hein? 

1. Prancha frontal 

prancha frontal

Chamado de exercício isométrico, esse treinamento de força trabalha o músculo com o corpo estático. A prática dele ajuda a fortalecer a musculatura do core, que é região central do corpo.  

Para realizá-lo, é necessário apoiar os cotovelos e antebraços no chão, de bruços, na mesma direção dos ombros. Em seguida, alinhe as pontas dos pés com os cotovelos. Contraia o abdômen e mantenha a coluna reta. Tente se manter nessa posição por 30 segundos e descanse. Repita 3 vezes. 

- PUBLICIDADE -

2. Prancha lateral com torção 

prancha lateral com torção

Esse também é um exercício isométrico. Para praticá-lo, é preciso ficar de bruços e apoiar os antebraços no chão. Em seguida, estenda as pernas e as apoie com a lateral dos pés no chão, deixando o abdômen levemente torcido. Erga os quadris e segure nessa posição por 20 segundos. Depois vire e faça no outro lado. 

3. Agachamento 

agachamento

O bom do agachamento, é que ele trabalha as pernas, os glúteos e o abdômen. Para executá-lo, você deve manter o olhar voltado para frente, sem olhar para baixo. As costas devem ficar retas durante toda a execução. Não esqueça de contrair bem o abdômen, para ajudar a evitar dores na lombar e estabilizar a coluna.  

Jogue os glúteos para trás e deixe os pés paralelos ao quadril. Desça como se fosse sentar em uma cadeira, mas se atente para não curvar a coluna e nem deixar com que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Desça até que os joelhos formem um ângulo de 90° e suba novamente. 
 

4. Pular corda  

pular corda

Pular corda exige um condicionamento físico maior, mas pode ser até divertido! Comece devagar e vá aos poucos aumentando a velocidade, para que o corpo se adapte ao ritmo. 

Não se esqueça de escolher um lugar seguro e espaçoso para fazer a atividade. Além disso, uma boa dica é intercalar de dois a três minutos de corda com algum outro exercício muscular. 

- PUBLICIDADE -

5. Abdominal 

abdominal

Talvez o mais conhecido de toda a lista, esse exercício te ajudará a fortalecer a região abdominal e queimará a gordura. 

Para iniciar, deite no chão ou em um colchonete (é mais confortável e seguro), dobre os joelhos, sempre mantendo os pés no chão paralelos ao corpo e as mãos atrás da cabeça para começar a flexionar o abdômen. Não tire a lombar do chão e tome cuidado com a coluna. 

Pode fazer de 15 a 20 abdominais, em três séries, para começar. Depois, vá aumentando, mas respeite o seu condicionamento físico. 

6. Abdominal com os pés elevados 

abdoinal com os pés elevados

Para realizar a abdominal com os pés elevados, suspenda os pés, mantenha os joelhos flexionados e coloque as mãos atrás da cabeça. Nessa hora, eleve o tronco.  

7. Exercícios aeróbicos são essenciais para perder barriga

pedalar é um exercício aeróbico que ajuda a perder a barriga

Por último, mas não menos importante, os exercícios aeróbicos são essenciais para perda de peso e, consequentemente, ajudam na hora de queimar a gordura para perder a barriga. O bom é que existem diversas opções para se realizar, como caminhada, corrida, pilates, bicicleta, lutas, entre outros.  

- PUBLICIDADE -

Ache o ideal para você e tenha um bom aproveitamento! Vale lembrar que as vantagens da atividade física vão além da parte externa. Ela também ajuda na prevenção de mortes prematuras ou desnecessárias, incapacidades, controlo dos custos com a saúde, manutenção de uma qualidade de vida melhor! 

Além disso, exercícios físicos liberam endorfina e outros neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar. 


Fontes consultadas:
[1] JAMA
[2] Sociedade Brasileira de Hipertensão

+ artigos

Estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, apaixonada por informar sobre saúde e qualidade de vida. Colabora com o Fale Saúde na revisão e criação de conteúdo juntamente com a equipe de médicos editores.

Médico - CRM/SP 157.767 | + artigos

Médico formado pela Santa Casa de São Paulo desde 2012, possui mais de 7 anos de experiência. Especialista em anestesiologia pela Santa Casa de S.J. Rio Preto, com Título de Especialista em Anestesiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) - RQE 65.029.


APRENDA MAIS