Fale Saúde » Fitness e exercício » Perder barriga

7 exercícios para perder barriga de forma eficaz

Fernando Pereira

Revisão clínica: Dr. Fernando Pereira

Revisado:

Antes de começar a ler os tópicos dos “7 exercícios para perder barriga”, é importante ler as dicas abaixo, que trazem informações úteis sobre o processo de perda de gordura abdominal.

Perder barriga é mais do que uma questão estética, pois o excesso de gordura abdominal pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

O tipo de gordura abdominal de maior risco para desenvolver doenças é a “gordura visceral”, que é a gordura armazenada no fundo da barriga, envolvendo os órgãos.

Então, perder barriga é importante mesmo para as pessoas que não se importam com a estética, pois ter menos gordura abdominal significa ser uma pessoa mais saudável.

No entanto, diferente do que muitos acreditam, os exercícios abdominais não fazem perder barriga por si só. O que realmente é eficaz na eliminação de gordura abdominal é dieta, exercícios aeróbicos e musculação.

A dieta equilibrada ajuda a diminuir a quantidade de calorias ingeridas, fazendo com que a pessoa reduza seu peso. Mas só a dieta não é suficiente, quando se inicia um regime, em pouco tempo o corpo abaixa o gasto energético, e a pessoa precisa reduzir ainda mais a quantidade de comida para continuar a perder peso.

Os exercícios aeróbicos ajudam a perder peso porque faz o corpo gastar mais energia, impedindo o organismo de armazenar o excesso de energia (gordura) na barriga.

— PUBLICIDADE —

A musculação também é importante, pois o aumento da massa muscular contribui para que a pessoa gaste mais energia e não sobre excesso para ser armazenado na forma de gordura na barriga. Além disso, contribui para fortalecer a musculatura abdominal, e se a pessoa estiver magra, poderá formar os famosos gominhos no abdômen.

— PUBLICIDADE —

Agora que você já sabe da importância da dieta e dos exercícios para perder barriga, acompanhe a lista abaixo de bons exercícios para lhe ajudar nessa jornada.

E neste outro artigo temos dicas sobre alimentos que ajudam a perder gordura abdominal.

1. Pular corda  

exercícios para perder barriga - pular corda

Pular corda exige um bom condicionamento físico, mas pode ser até divertido! Comece devagar e vá aos poucos aumentando a velocidade, para que o corpo se adapte ao ritmo. 

Não se esqueça de escolher um lugar seguro e espaçoso para fazer a atividade. Além disso, uma boa dica é intercalar de dois a três minutos de corda com algum outro exercício muscular. 

2. Natação

exercícios para perder barriga - natação

A natação é um exercício que queima muita caloria e tem baixo impacto sobre as articulações. Ajuda a melhorar a força muscular, a capacidade pulmonar, o fluxo sanguíneo e a força do coração.

30 minutos de natação é equivalente a 30 minutos de corrida na queima de calorias.

— PUBLICIDADE —

É o exercício mais indicado para quem tem problemas de articulações e pouca mobilidade, pois é menos estressante que a corrida ou a caminhada, porém com os mesmos benefícios da corrida rápida.

3. Corrida

exercícios para perder barriga - corrida

A corrida é um dos esportes mais democráticos que existe, pois não requer nenhum equipamento e é conveniente para fazer em qualquer lugar.

— PUBLICIDADE —

Correr é o treino que mais queima calorias, além de melhorar a resistência pulmonar e cardíaca.

Quanto mais rápido a pessoa corre, mais energia gasta por minuto.

4. Zumba

exercícios para perder barriga - zumba

Se você não gosta de corrida ou outros treinos de alta intensidade, não tem problema. Você poderá obter os mesmo benefícios desses esportes com treinos de dança.

Um bom exemplo é o treino com Zumba, um programa fitness criado na Colômbia que vem ganhando muita popularidade no Brasil.

Praticar Zumba é uma forma de fazer exercício cardiovascular disfarçado de dança. Com a Zumba você irá queimar muitas calorias de uma forma divertida e prazerosa.

— PUBLICIDADE —

5. Pedalar

exercícios para perder barriga - pedalar

O treino com bicicleta poderá ser feito na rua ou na academia. Um treino de alta intensidade, por 30 minutos, é capaz de queimar muitas calorias.

Pedalar ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular e tonifica os músculos sem sobrecarregar as articulações.

Inicie com um aquecimento de 5 minutos e depois aumente a velocidade por 1 minuto, em seguida, faça uma recuperação de 2 minutos. Repita o ciclo por 30 minutos.

— PUBLICIDADE —

6. Musculação

exercícios para perder barriga - musculação

Quando o corpo está em repouso, o músculo queima muitas calorias. Então, ter mais músculos com a ajuda de treinamento com peso também é importante para queimar gordura corporal.

Além disso, o fortalecimento muscular ajuda a definir o corpo e evita lesões articulares durante os treinos de corrida, por exemplo.

7. Ginástica aeróbica

exercícios para perder barriga - ginástica aeróbica

A ginástica aeróbica é um esporte dinâmico e cheio de ação, de ritmo acelerado e ótimo para perder peso.

Muitas pessoas tem dificuldade de manter uma rotina de exercícios porque não gosta de correr ou pedalar, por exemplo. Mas quando escolhem algo de que gostam, sentem motivação e dificilmente param com a atividade.

— PUBLICIDADE —

Então é importante escolher uma modalidade que sinta prazer para que ela faça parte da rotina de exercícios sem gerar ansiedade e sentimento de obrigação.

1. Piercy KL, Troiano RP, Ballard RM, et al. The Physical Activity Guidelines for Americans. JAMA. 2018;320(19):2020. doi:10.1001/jama.2018.14854

1. BVS – Minist rio da Sa de – Dicas em Sa de. bvsms.saude.gov.br. Accessed July 11, 2022. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/38exercicios.html

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

fale saúde

Nosso propósito é descomplicar os temas de saúde para que você possa tomar as melhores decisões na sua jornada para uma vida saudável.

© 2022 - Fale Saúde – Todos os direitos reservados.

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.