Fale Saúde » Remédios » Dupixent (dupilumabe)

Dupixent (dupilumabe): o que é, para que serve e como usar

Revisão clínica: Dr. Fernando Pereira

Publicado:

Dupixent é um anticorpo monoclonal totalmente humano usado para tratar doenças como dermatite atópica, asma, rinossinusite crônica e esofagite eosinofílica.

Ele contém a substância ativa dupilumabe, e por ser anticorpo monoclonal, significa que não é um imunossupressor.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Anticorpos monoclonais são proteínas que se ligam a outras proteínas do corpo humano. No caso do Dupixent (dupilumabe), ele age inibindo o receptor de interleucina-4 e interleucina-13 (proteínas importantes na resposta alérgica).

E essas proteínas inflamatórias estão em níveis elevados em pessoas com dermatite atópica, asma, rinossinusite crônica e esofagite eosinofílica. Então o Dupixent atua reduzindo os sintomas da doença pela diminuição do processo de inflamação.

Portanto, o Dupixent (dupilumabe) apresenta benefício clínico sem os efeitos colaterais comumente observados com os imunossupressores sistêmicos.

Para que serve

No Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, aprova o uso do Dupixent para as seguintes doenças:

  • Dermatite atópica.
  • Asma.
  • Rinossinusite crônica com pólipo nasal.

Recentemente o FDA (equivalente da ANVISA nos Estados Unidos) aprovou o uso do Dupixent para tratar a esofagite eosinofílica.

— PUBLICIDADE —

Dermatite atópica: Dupixent é indicado para o tratamento de pacientes acima de 12 anos com dermatite atópica moderada a grave cuja doença não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos (que se aplicam sobre a pele) ou quando estes tratamentos não são aconselhados.

— PUBLICIDADE —

Asma: é indicado para pacientes com idade igual ou superior a 12 anos como tratamento complementar para asma grave do tipo eosinofílica, que estão inadequadamente controlados, apesar de doses elevadas de corticosteroide inalatório.

Dupixent também é indicado como terapia de manutenção para pacientes com asma grave e que são dependentes de corticosteroide oral.

Rinossinusite crônica com pólipo nasal: Dupixent é usado em adultos para tratar sinusite crônica com pólipos nasais. A sinusite é considerada crônica quando dura mais de 3 meses.

Como usar Dupixent (dupilumabe)

Dupixent vem em seringas e cada uma contém uma única dose. O remédio deve ser aplicado sob a forma de injeção sob a pele.

Pode ser administrado em uma clínica ou pode ser aplicado pelo paciente após ter sido orientado por um profissional de saúde.

O efeito desejado da medicação é atingido na segunda semana de tratamento.

— PUBLICIDADE —

A dose de dupixent varia conforme a doença a ser tratada:

  • Asma: 600mg uma vez (dadas como duas injeções de 300mg), seguida por 300mg a cada duas semanas.
  • Rinossinusite crônica com pólipo nasal: 300mg uma vez a cada duas semanas.
  • Dermatite atópica: 600mg uma vez (dadas como duas injeções de 300mg), seguido por 300mg uma vez a cada duas semanas.
  • Esofagite eosinofílica: 300mg uma vez por semana.

Preço

Dupixent é um medicamento novo, classificado como “medicamento especial”, e que por isso ainda apresenta um preço considerado elevado.

— PUBLICIDADE —

Uma caixa contendo 2 seringas custa em média R$ 9 mil.

1. DUPIXENT ® (Dupilumabe) Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. Solução Injetável 200 Mg 300 Mg.

2. UpToDate. www.uptodate.com. Accessed August 20, 2022. https://www.uptodate.com/contents/dupilumab-drug-information

3. Dupixent (dupilumabe): nova indicação. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/dupixent-dupilumabe-nova-indicacao

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.