A dissecção de aorta ocorre quando a camada mais interna do vaso se rompe e o sangue flui entre as camadas da sua parede.
A aorta é a principal artéria por onde o sangue rico em oxigênio viaja do coração para o resto do corpo. Esse vaso tem várias partes diferentes:
- Raiz da aorta
- Aorta ascendente
- Arco da aorta
- Aorta torácica descendente
- Aorta abdominal
Sintomas de dissecção de aorta
O sintoma mais comum de dissecção de aorta é a dor intensa e súbita no tórax, muitas vezes descrita como uma sensação de rasgo no peito.
A dor pode propagar-se para as costas ou descer em direção ao abdômen. Como uma dissecção de aorta pode impedir o fluxo sanguíneo para várias partes do corpo, os sintomas podem ser variados, e isso pode levar o médico a não suspeitar de um problema na aorta logo no início da queixa do paciente.
Sintomas confore o local afetado pela dissecção aórtica:
- Artérias que fornecem sangue para coração (artérias coronárias): dor no peito que pode parecer um ataque cardíaco.
- Ramos para o cérebro (artérias carótidas): sintomas de derrame, como dificuldade para falar, incapacidade de mover um lado do corpo ou perda de consciência.
- Ramos para os braços ou pernas: dormência, formigamento ou dor nos braços ou nas pernas, ou incapacidade de mover os braços ou pernas.
- Artéria para o intestino: náuseas, dor abdominal ou evacuações com sangue.
Tratamento
Raiz da aorta ou aorta ascendente
Quando uma dissecção de aorta envolve a raiz da aorta ou aorta ascendente, o tratamento é a cirurgia de emergência.
O risco de morte por ruptura da aorta aumenta a cada hora desde o início dos sintomas. O paciente deve ser submetido a cirurgia cardíaca aberta de emergência.
Aorta torácica descendente
Quando a dissecção envolve a aorta torácica descendente, várias estratégias diferentes podem ser usadas.
O paciente deve ser internado em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para receber medicação intravenosa e reduzir agressivamente a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Muitos pacientes com dissecção na aorta torácica descendente não necessitam de cirurgia de emergência e podem ser tratados inicialmente com medicamentos.
Causas de dissecção de aorta
A dissecção aórtica pode ocorrer por vários motivos:
- Pressão alta
- Colesterol alto
- Tabagismo
- Uso de drogas
- Trauma
- Genética
Bibliografia
1. INSA_pt. portfir.insa.pt. http://portfir.insa.pt/#
2. Chambial S, Dwivedi S, Shukla KK, John PJ, Sharma P. Vitamin C in Disease Prevention and Cure: An Overview. Indian Journal of Clinical Biochemistry. 2013;28(4):314-328. doi:10.1007/s12291-013-0375-3
3. Soliman GA. Dietary Fiber, Atherosclerosis, and Cardiovascular Disease. Nutrients. 2019;11(5):1155. doi:10.3390/nu11051155