Fale Saúde » Terapias complementares » Chá de sabugueiro

Chá de sabugueiro: para que serve e como preparar

Revisão clínica: Enf.ª Fabiana Rosa

Revisado:

O que é o sabugueiro

O sabugueiro é uma planta medicinal com flores brancas e bagas pretas (os frutos do sabugueiro), também conhecido pelo seu nome científico sambucus nigrus, ou ainda pelo termo em inglês elderberry. O chá do sabugueiro é feito com as flores secas da planta.

Há muitos benefícios para a saúde, pois o sabugueiro tem substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes (ácidos fenólicos), que ajudam a combater os sintomas da gripe e resfriado, e contribuem com a saúde do coração.

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

Além disso, é rico em nutrientes como:

  • Vitamina C;
  • Antioxidante flavonol;
  • Antocianinas;
  • Ácidos fenólicos;
  • Fibras dietéticas.

Para que serve

As flores do sabugueiro são usadas principalmente para fazer chá, sendo uma das plantas medicinais mais usadas no mundo.

O chá do sabugueiro serve para tratar vários tipos de doença, mas hoje em dia ele é frequentemente usado para tratar os sintomas de gripe e resfriado.

De fato, evidências científicas indicam que o uso de sabugueiro ajuda o sistema imunológico a vencer os sintomas de gripe e resfriado.

Como preparar o chá de sabugueiro

Para preparar o chá de sabugueiro, é preciso adquirir as flores secas da planta em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação. Acompanhe a receita abaixo:

— PUBLICIDADE —

Ingredientes

1 colher (sopa) de flores secas de sabugueiro.
1 xícara de chá de água quente.

— PUBLICIDADE —

Como preparar o chá de sabugueiro

Coloque 1 colher de sopa de flores secas de sabugueiro dentro de uma xícara, logo após complete com água quente. Aguarde a infusão por 10 minutos. Em seguida, pode coar e adoçar se achar necessário.

Tome o chá 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais

O sabugueiro pode conter substâncias capazes de se transformar em cianeto de hidrogênio (HCN) no intestino. Dependendo a dose, pode ser fatal. No entanto, a maioria dos relatos de intoxicação diz que as preparações de sabugueiro podem causar apenas sintomas leves ou médios de náuseas, vômitos e diarreia.

Mas isso acontece se o sabugueiro for ingerido cru e sem passar por água quente. Assim, para reduzir os riscos, as flores do sabugueiro devem estar secas e serem expostas ao calor.

Quando não usar o chá de sabugueiro

Pouco se sabe se é seguro usar o chá de sabugueiro durante a gravidez ou durante a amamentação, portanto essa planta está proibida para gestantes e mães que dão de mamar.

1. Farmacopeia Brasileira. Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/farmacopeia-brasileira

— PUBLICIDADE —

2. Pogorzelski E. Formation of cyanide as a product of decomposition of cyanogenic glucosides in the treatment of elderberry fruit (Sambucus nigra). Journal of the Science of Food and Agriculture. 1982;33(5):496-498. doi:10.1002/jsfa.2740330516

3. Hawkins J, Baker C, Cherry L, Dunne E. Black elderberry (Sambucus nigra) supplementation effectively treats upper respiratory symptoms: A meta-analysis of randomized, controlled clinical trials. Complementary Therapies in Medicine. 2019;42:361-365. doi:10.1016/j.ctim.2018.12.004

Isso foi útil?
SimNão

— PUBLICIDADE —

— PUBLICIDADE —

APRENDA MAIS

Quem SomosContatoMissãoPrivacidadeTermos
Siga-nos: PinterestInstagramFacebookTwitter
© 2022 - Fale Saúde

Aviso médico: as informações fornecidas neste site visam melhorar, não substituir, a relação direta entre o paciente e os profissionais de saúde.