O banho no bebê costuma ser um momento agradável, mas pode se tornar embaraçoso por causa do medo dos pais de machucar o recém-nascido, principalmente para os de primeira viagem. No entanto, com o passar dos dias, eles ganham confiança e o momento do banho passa a ser prazeroso, o que contribui para aumentar o afeto entre os pais e o neném.
O primeiro banho do bebê acontece na maternidade e as mães têm a oportunidade de acompanhá-lo com a orientação de um enfermeiro. Isso é importante porque ajuda a aumentar a confiança dos pais.
Criamos o passo a passo de como dar banho no recém-nascido para ajudar os pais a ter tranquilidade na hora de cuidar do neném.
Antes de começarmos, 8 dicas importantes:
- Esteja com as unhas pequenas, sem anel e relógio para não machucar a pele sensível do bebê.
- Escolha um local de temperatura agradável e sem corrente de ar.
- Cheque se todos os produtos usados são específicos para a idade do bebê.
- Coloque a banheira em uma altura confortável para quem for dar o banho.
- Deixe próximo da banheira: xampu, sabonete líquido, algodão, gaze e toalha (as de algodão são as mais indicadas).
- Tenha uma pomada contra assaduras.
- Separe as roupinhas e a fralda.
- Encha a banheira com água à temperatura de 38ºC. Você pode sentir a temperatura da água com seu cotovelo ou com a parte interna do seu antebraço (área mais sensível da sua pele) ou usar um termômetro digital de banheira.
1º Passo
Retirar toda roupinha do bebê, passe seu braço esquerdo pelas costas dele e prenda a mão embaixo do seu bracinho esquerdo, apoiando a cabeça dele em seu antebraço. Segure a criança de forma que ela fique confortável e segura para não escorregar.
2º Passo
Com sua mão direita, segure o bumbum e as coxas do bebê, e o leve até a água com cuidado, solte sua mão direita do bumbum do bebê assim que ele já se sentir seguro na banheira.
3º Passo
Comece a limpeza pelo rosto: com a mão direita, passe água suavemente em todo o rosto do bebê, a seguir umedeça o algodão ou a gaze e limpe a região dos olhos, use um pedaço de algodão diferente para cada olho.
4º Passo
Nesse momento, lavamos a cabecinha do bebê: com sua mão direita, molhe o cabelo e passe o xampu massageando devagar (vai sentir uma região mole no centro da cabeça, são as fontanelas ou popularmente chamada de moleira)
5º Passo
O próximo passo é fazer a limpeza de toda parte da frente, devendo lavar bem as regiões de dobras. Faça a limpeza das partes íntimas por último.
6º Passo
Terminado a parte da frente, use a mão direita e vire o bebê de modo que o seu braço esquerdo passe a apoiar o peito e o rosto da criança. Faça a limpeza do dorso, inclusive o bumbum, e a seguir virar novamente o bebê e lave a região genital. Atentar para lavar bem a região entre os pequenos e grandes lábios caso seja menina, e a região do prepúcio, caso seja menino.
7º Passo
Agora é hora de finalizar: transfira o bebê para a toalha e deixe-o sequinho, em seguida, faça a limpeza do umbigo do bebê. Sendo da sua preferência, você pode passar hidratante e perfume específico na pele do neném, mas lembre-se: a maioria dos recém-nascidos não precisa de loção depois de um banho.
Quantas vezes é preciso dar banho no bebê?
Não há necessidade de dar banho no bebê todos os dias. Três vezes por semana pode ser suficiente até que o recém-nascido se torne mais firme. Banhar demais o neném pode secar sua pele. Se dedique a fazer uma boa higiene durante as trocas de fraldas e quando o bebê regurgitar leite (golfar), assim você manterá o bebê limpinho sem necessidade de banhos constantes.
Bibliografia
1. A parent’s guide to newborn baths. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/infant-and-toddler-health/in-depth/healthy-baby/art-20044438
2. Aap.org. Published 2022. Accessed August 25, 2022. https://publications.aap.org/aapnews/news/12480