O tecido muscular possui uma plasticidade que o permite mudar de tamanho diante de estímulos, como a prática regular de exercícios físicos. Mas para que o ganho de massa magra (ou hipertrofia) aconteça, a musculação não é suficiente. É necessário seguir uma dieta rica em proteínas e outros macronutrientes, além de carboidratos específicos e gorduras consideradas “boas” para que se atinja a meta calórica recomendada. Para te ajudar, separamos uma lista com 15 dos melhores alimentos para ganhar massa muscular.
A lista a seguir pode servir como um guia, mas não se esqueça de se consultar com um nutricionista ou médico especializado na prática esportiva. Só ele saberá te orientar de forma completa e planejar um cardápio de acordo com suas necessidades físicas e nutricionais.
1. Ovos
O ovo possui alta qualidade nutricional em seus componentes: a clara é rica em uma proteína chamada albumina, enquanto que a gema contém gorduras boas. Além disso, o alimento conta com importantes nutrientes, como a vitamina B, que participa do processo de produção de energia pelo corpo.
2. Carnes magras
Não há um tipo ideal de carne vermelha a ser consumido para o ganho de massa magra, mas a regra geral é que quanto menos gordura o corte possuir, mais proteína terá.
Além disso, as carnes são ricas em creatina, um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares que, quando consumido em doses corretas e regularmente, pode ajudar na hipertrofia.
3. Peito de frango
O frango é um dos alimentos para ganhar massa muscular mais rico em proteína (cerca de 23g em 100g do ingrediente). Ele também contém vitaminas e é extremamente versátil para ser incluído em refeições e lanches. Seguindo a mesma lógica da carne vermelha, o ideal é preferir frangos sem pele (para reduzir o teor de gordura) e, se possível, a parte do peito.
4. Atum
O alimento é altamente proteico e contém vitaminas A e B (como a B12 e B6), que ajudam na garantia de energia e a melhorar as performances de treino. Também é rico em ômega-3, substância de auxilia na recuperação muscular, na prevenção da inflamação e no fortalecimento do sistema imunológico.
5. Salmão
Por ser da classe dos peixes, também é fonte de ômega-3. O alimento ainda contém níveis significativos de proteína, de vitamina B e creatina.
6. Abacate
O abacate possui gorduras boas e calorias que ajudam a alcançar a meta calórica diária de forma saudável. O alimento ainda possui proteínas, sais minerais e, quando consumido antes do exercício físico, pode também funcionar como fonte de energia e melhorar o rendimento.
7. Queijo cottage
A gordura presente nos queijos é importante fonte de calorias. Recomenda-se escolher os menos ricos em gorduras, como o cottage e o queijo branco. Ele também contém um aminoácido chamado leucina, que ajuda na construção de tecido muscular.
8. Feijão
É uma excelente fonte de proteína vegetal (a cada 100g, pode conter até 24 gramas de proteína). Possui também fibras, fósforo e magnésio, este último importante na regulação do açúcar no sangue e no desempenho físico.
9. Amendoim
Ótimo de ser consumido em lanches ou incrementando saladas, o amendoim contém um mix de proteínas, carboidratos e gorduras insaturadas.
10. Tofu
Se engana quem pensa que o tofu e um ingrediente indicado apenas para vegetarianos e veganos. O alimento produzido à base de soja e uma boa fonte de proteínas e seu preparo permite que seja consumido em várias formas (grelhado, mexido, como acompanhamento de molhos, etc.).
11. Grão-de-bico
O grão-de-bico é uma leguminosa versátil e com alto teor de proteína e fibras. Uma característica interessante do alimento é que contém um aminoácido chamado triptofano, que secreta serotonina, um neurotransmissor conhecido por promover a sensação de bem-estar.
12. Leite
Contém proteínas de rápida e lenta digestão, carboidratos e gorduras. Ainda possui cálcio, fósforo e magnésio em sua composição, minerais que participam dos processos de contração muscular.
13. Quinoa
Fonte de fibras e carboidratos, pode ser usado para substituir o arroz branco, que é menos vantajoso nutricionalmente. Além disso, é rico em magnésio, que ajuda nas funções dos nervos e músculos.
14. Aveia
Outro alimento rico em fibras e carboidratos com baixo índice glicêmico. Pode acompanhar frutas, ser ingerido na forma de farinha em preparos como pães e bolos, etc.
15. Banana
Indicadas para o pré-treino, a banana é uma ótima fonte de energia. A fruta é rica em potássio e possui papel importante na manutenção dos níveis de glicogênio no corpo, evitando a perda muscular.
Bibliografia
1. Estratégias Nutricionais Para Hipertrofia Muscular Nutritional Strategies for Muscular Hypertrophy Jéssica Filipa Esteves Rodrigues Orientada Por: Vitor Hugo Teixeira Coorientada Por: Sílvia Sousa E Inês Queirós Tipo de Documento: Revisão Bibliográfica Ciclo de Estudos: 1.o Ciclo Em Ciências Da Nutrição. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/106944/2/208623.pdf