Fale Saúde » Saúde do bebê » Com quantos meses o bebê pode tomar água?

Com quantos meses o bebê pode tomar água?

O bebê deve tomar água a partir dos 6 meses, até lá é desnecessário dar água ou chá para ele se estiver em aleitamento materno exclusivo. Oferecer outros alimentos nessa fase aumenta a chance de desmame precoce, pois saciando a fome com outros alimentos o bebê pode perder o interesse no leite materno, e não se beneficiar desse alimento que ajuda a proteger contra doenças.

A mãe pode ficar tranquila quanto à hidratação do bebê, uma vez que o leite materno é capaz de assumir perfeitamente essa função. Além disso, o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e fatores imunológicos que atuam na defesa do bebê contra infecções.

bebê com mamadeira

Bebê que toma fórmula precisa beber água?

Se o bebê está se alimentando bem, não precisa dar água para ele até os 6 meses de vida, já que na mamadeira com leite em fórmula tem água na composição suficiente para manter o bebê hidratado.

Recomendações para bebê de 6 a 12 meses

Se o bebê já estiver recebendo alimentos sólidos, a água também pode ser introduzida. Os alimentos sólidos podem ser incluídos a partir dos 6 meses, dependendo do desenvolvimento da criança.

Nessa fase, a água deve ser oferecida em um copo, e o bebê precisa ser supervisionado para evitar engasgos.

- PUBLICIDADE -

Recomendações a partir dos 12 meses

Aqui você já deve ter introduzido uma variedade grande de alimentos, e já deve ter estabelecido uma rotina de café da manhã, almoço e jantar. Naturalmente a ingestão de água deve ter aumentado. A partir de 1 ano, a criança já pode receber suco de frutas, no entanto, ofereça suco natural, NÃO coloque açúcar e dê em um copo.

Como manter a hidratação adequada

Esse ponto não é difícil, pois basta deixar a água disponível o tempo todo que a criança irá beber conforme sinta necessidade. Além disso, ofereça frutas ricas em água, como melancia, melão e laranja.

Copo ideal para a criança

copo sippy

A Sociedade Americana de Pediatria recomenda que aos 18 meses a criança já tenha feito a transição completa da mamadeira para o copo.

Os copos sippy são uma boa opção para fazer a transição da mamadeira para o copo comum, pois são seguros na hora do bebê tomar líquidos e possui uma tampa que fecha para criar vedação à prova de vazamento. 

Fontes consultadas:
[1] The Johns Hopkins Hospital
[2] Healthy Drinks, Healthy Kids

- PUBLICIDADE -
Enfermeira - Coren/SP 215332 | + artigos

Enfermeira formada pela Universidade de Santo Amaro desde 2008, possui mais de 12 anos de experiência. Tem vivência em Reabilitação e Cuidados Paliativos e pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva.


APRENDA MAIS